RIO GRANDE DO SUL TRIATHLON LONGA DISTÂNCIA

 1.900m natação / 90km ciclismo / 21Km corrida

 CAMPEONATO ESTADUAL DE TRIATHLON DE LONGA DISTÂNCIA

 BALNEÁRIO PINHAL/RS, 24 DE FEVEREIRO DE 2008.


PROGRAMAÇÃO E REGULAMENTO
20 DE FEVEREIRO – QUARTA-FEIRA
 14 às 19 horas  Entrega de Kits Longa Distância
 Local  Federação Gaúcha de Triathlon
22 DE FEVEREIRO – SEXTA-FEIRA
 09 às 12 horas  Entrega de Kits Longa Distância
 14 às 19 horas  Entrega de Kits Longa Distância
 Local  Federação Gaúcha de Triathlon
23 DE FEVEREIRO – SÁBADO
 14 às 19 horas  Entrega de Kits Longa Distância
 Local  Balneário Pinhal - GERAS BAR -
24 DE FEVEREIRO – DOMINGO
 06h 30min  Entrega de Kits Triathlon Longa Distância
 Local - GERAS BAR
 07h 15min  Encerramento da entrega de Kits Longa Distância
 07 horas  Início do chekin material e pintura dos atletas  - TRANSIÇÃO NATAÇÃO / CICLISMO
 Local - LAGOA DA RONDINHA - RS 40
 07h 45min  Encerramento do chekin material e pintura dos atletas
 08 horas  Largada Triathlon Longa Distância - LAGOA DA RONDINHA
 14 horas  Início da Premiação Triathlon Longa Distância

Atenção: A partir das 7 horas não será mais permitido o transito de veículos no trajeto da prova (RS40) O acesso ao Balneário Pinhal se dará pela praia de Cidreira.
Do ponto de estacionamento de veículos junto a chegada (segunda transição) até o local de largada da natação (primeira transição) na lagoa da Rondinha, a distância é de 3Km e deverá ser feita de bicicleta ou a pé, os carros estacionado junto a largada da natação somente poderão sair deste local após o termino da etapa do ciclismo.

INFORMAÇÕES
Você está recebendo no kit de competição:
- Uma sacola que deverá ser utilizada para guardar obrigatoriamente todo o seu material de natação, ciclismo e corrida, e uma sacola para separar seu material de corrida dos demais;
- Uma touca de natação numerada de uso obrigatório:
- Um número adesivo grande para numerar a sacola do atleta, que deverá ser entregue ao árbitro no cheh-in para o mesmo numerar sua sacola
- Dois números adesivos que deverão ser grudados no capacete na lateral um de cada lado;
- Um número de acrílico para a bicicleta com duas abraçadeiras plásticas para fixação, que deverá ser colocado obrigatoriamente EM BAIXO DO BANCO NA PARTE POSTERIOR da bicicleta no sentido horizontal;
- Um número de corrida com 04 alfinetes de segurança, que deverá se usado na parte frontal do corpo entre o peito e a cintura que poderá ser usado somente na etapa de corrida;
ATENÇÃO: na falta de qualquer um destes itens acima seremos obrigados a trocar o conjunto de numeração, mediante o pagamento da a taxa de R$35,00 (trinta e cinco reais).
REGULAMENTO
MAPA DO PERCURSO
1) CHEK-IN MATERIAL
 1.a) O atleta que não comparecer será desqualificado da prova.
2) ÁREA DE TRANSIÇÃO

2.a) Bicicletas e todo o material de competição serão entregues na área de transição natação ciclismo junto à lagoa da Rondinha, antes da largada das 7 horas às 7h 45min.
2.b) O atleta recebeu no Kit de competição duas sacolas, uma para colocar seu material de ciclismo e outra para o material de corrida que deverá estar dentro da sacola do ciclismo, que será colocado na área de retirada de kits na saída da natação conforme sua numeração.
2.c) Somente será permitido deixar no bicicletário uma bicicleta, óculos de grau, sapatilhas e capacete, que deverá ser colocada obrigatoriamente no cavalete com sua numeração, sendo o atleta responsável pela colocação desse material no seu respectivo box, sob pena de advertência com a correção da colocação do material ou desqualificação;
2.d) Qualquer peça ou equipamento deverá ser entregue dentro da sacola fornecida no kit, na área de transição. Não será permitido na área de transição do ciclismo e da corrida nenhum material solto como óculos, camisas, shorts, toalhas, ferramentas, etc.;
2.e) O atleta poderá entregar uma roda dianteira e uma traseira que deve estar identificada com o seu nome, para fazer a troca na área de transição ciclismo/corrida
2.f)
O atleta após a entrada na área de transição depois de feito o chek-in, não poderá mais sair da área de Transição com seu material;
2.g) O número da bicicleta deverá estar obrigatoriamente EM BAIXO DO BANCO NA PARTE POSTERIOR
da bicicleta no sentido horizontal, sob pena de advertência com a correção da colocação do número ou desqualificação;
2.h) Durante a competição para o atleta retirar a bicicleta do cavalete o capacete deverá estar na cabeça e já afivelado. O atleta só poderá desafivelar e tirar o capacete da cabeça após colocar a bicicleta novamente no cavalete, sob pena de "stop and go" com a correção da irregularidade ou desqualificação;
2.i) O atleta deverá montar e desmontar de sua bicicleta a partir da faixa de monte e desmonte, é proibido pedalar dentro da área de transição sob pena de "stop and go" ou
desqualificação.

3)NATAÇÃO

3.a) Aquecimento na água será permitido até 5 minutos antes da largada;
3.b) A largada será da margem da lagoa da Rondinha 1ª largada Elite e Categorias 2ª largada Revezamento;
3.c) Na largada todos os atletas deverão estar alinhados conforme orientação do árbitro de largada;
3.d) O sentido da prova será informado antes da largada;
3.e) O atleta deverá contornar as bóias posicionadas no percurso, sendo duas voltas no percurso sem sair da água;
3.f) Será obrigatória a marcação do número de competição em tinta pilot no corpo antes da colocação de qualquer óleo ou substância protetora;
3.g) Será obrigatório o uso de touca oferecida pela Organização da Prova.
3.h) Nas categorias será permitido o uso de roupa de borracha;
3.i) Não será permitido o uso de nadadeira, palmar, snorkel e na elite roupa de borracha (dependerá da temperatura da água).
3.j) Qualquer auxílio recebido durante o percurso resultará na desclassificação;
3.k) Depois da natação, o atleta deverá pegar sua sacola com o matéria de competição, correr com ela ao vestiário para trocar-se, colocar todo seu material que sobrar dentro da sacola deixando a mesa no vestiário (que será transportada para a transição ciclismo corrida), correr para seu box numerado, pegar sua bicicleta e começar o percurso de ciclismo, o atleta que não for trocar de roupa, e nem retirar nenhum equipamento da sacola deixar sua sacola no local destinado a elas (não levar para o vestiário);
3.m) Na saída da natação estará à disposição do atleta uma banca com água mineral em copo lacrado, refrigerante em copo, melancia, banana, bolacha salgada e doce.

4) CICLISMO

4.a) 5 (cinco) voltas no trajeto, cabe a cada atleta, a responsabilidade por se manter no percurso e pela sua contagem de voltas, sob pena de desqualificação;
4.b) Contagem de voltas, o atleta devera contar a volta toda vez que passar pela chegada, já a partir da primeira passagem;
4.c) A organização estará controlando as voltas e não será fornecida aos atletas durante a prova;
4.d) Será proibido pedalar com o torso nu (desqualificação);
4.e) Será obrigatória a utilização do capacete duro, afivelado e número em cada lado do capacete, bem como o numero da bicicleta
em baixo do banco na parte posterior da bicicleta no sentido horizontal (desqualificação);
4.f) Troca de equipamento: durante o percurso da prova, somente o equipamento que estiver com o atleta e pelo atleta (
desqualificação ajuda externa), na transição ciclismo/corrida somente o material que o atleta colocou a sua disposição, pegar material de outro atleta (desqualificação), receber material (desqualificação ajuda externa), não é permitida a troca de bicicleta (desqualificação);
4.g) A etapa de ciclismo será encerrada 5h 30min após o início da natação.
4.h) Os suprimentos de água, fruta ou qualquer outro alimento ou bebida só poderão ser dados por pessoas autorizadas (componentes do staff da prova),
(desqualificação);
4.i) É da responsabilidade do competidor não aceitar assistência ou acompanhamento de pessoas de fora da Organização
(desqualificação);
4.j) Durante a etapa do ciclismo, o competidor terá a sua disposição por volta, um ponto de hidratação com água mineral em garrafa e outro ponto de hidratação e alimentação com água mineral em copo, refrigerante em copo, banana, bolacha salgada e sanduíche de queijo.
4.k) Ao final da etapa de ciclismo o competidor deverá entrar na Transição 2 ciclismo/corrida, posicionar sua bicicleta no boxe com seu numero, retirar a sacola com sue material, correr com ela em direção ao vestiário, onde trocará de roupa, colocará todo seu equipamento dentro da sacola, deixando a sacola no vestiário e seguirá para etapa de corrida. A sacola será reposicionada pela Organização ao lado da bicicleta, enquanto os atletas estiverem correndo;
4.l) Na saída da transição estará a disposição do atleta uma banca com água mineral em copo lacrado, refrigerante em copo, banana, melancia, laranja, bolacha salgada e doce e sanduíche de queijo.

5) VÁCUO
5.a) Vácuo não liberado;
5.b) A zona de vácuo da bicicleta para todos os atletas é um retângulo de 10 metros de comprimento por três metros de largura, que envolve cada competidor. A extremidade da roda dianteira da bicicleta definirá inicio da zona de vácuo e o centro da linha de três metros do retângulo;
5.c) Um competidor pode entrar na zona de vácuo de outro competidor, mas deve ser visto progredindo através daquela zona. O máximo de 30 segundos será permitido para ultrapassar através da zona de outro competidor;
5.d) Ao competidor ultrapassado, cabe a responsabilidade de se colocar em posição tal que não entre na zona de vácuo;
5.e) As penalidades para vácuo. No percurso será aplicado "stop and go" para quebrar pelotões, junto com marcações nos números dos atletas. Uma marcação implicará em 5 minutos de "stop and go" na transição ciclismo/corrida. Duas marcações desqualificação do atleta. Não é obrigatória a marcação do numero para a aplicação das penalidades.
6) UNIFORME

6.a) O atleta só poderá competir com o uniforme totalmente vestido, os que estiverem com fecho (zípers) na parte frontal do uniforme, deverá permanecer com ele fechado durante toda a Competição. Notificação com parada obrigatória, correção da infração, acréscimo de tempo ou desclassificação. 

7
) CORRIDA

7.a) 5 (cinco) voltas no trajeto, 4.200m por volta onde o atleta deverá sempre manter o lado direito do percurso. Cabe a cada atleta, a responsabilidade por se manter no percurso e pela sua contagem de voltas, sob pena de desqualificação;
7.b) A organização estará controlando as voltas e não será fornecida aos atletas durante a prova;
7.c)
O competidor não poderá correr com o torso nu;
7.d) O número do atleta deverá estar bem visível entre o peito e a altura da cintura. Será
desqualificado o atleta que dobrar cortar, virar o número de cabeça para baixo, bem como a sua não utilização;
7.e) Não é permitido qualquer tipo de acompanhamento externo, "pacing” ou ajuda externa como alimentos ou líquidos ou qualquer outro objeto.
É de inteira responsabilidade do competidor não permitir que isto aconteça (desqualificação);
7.f) Durante a etapa da corrida, o competidor terá a sua disposição por volta, um ponto de hidratação com água mineral em copo lacrado, refrigerante em copo, copo com gêlo, e outro ponto de hidratação e alimentação com água mineral em copo lacrado, refrigerante em copo, saco com gêlo, banana, melancia, laranja, bolacha salgada e doce, sanduíche de queijo;
7.g) Limite de tempo para o término da prova 8h 30min.

8) CHEGADA

8.a) Na chegada o atleta deverá obrigatoriamente cruzar pelo funil de chegada e pelo pórtico de chegada;
8.b) Na chegada será fornecido ao atleta um buffet com frutas e  hidratação, com: água mineral em copo lacrado, refrigerante em copo, saco com gêlo, banana, melancia, laranja, bolacha salgada e doce, sanduíche de queijo e outros;

9)RETIRADA DO MATERIAL DA ÁREA DE TRANSIÇÃO

9.a)- Somente será permitida a retirada do material da área de transição após o último atleta ter finalizado a prova e com a devida autorização do árbitro mediante a apresentação de sua numeração. A não passagem pelo controle de retirada pelo atleta acarretará sua desqualificação por desistência da prova.

10) PREMIAÇÃO

10.a)- Para receber a premiação no pódio o atleta deverá estar fardado e não será permitido estar sem camiseta ou trajes inadequados à ocasião.

11) EMERGÊNCIAS MÉDICAS

11.a) Todos os atletas, estão protegidos durante a prova por ambulâncias e medicos;
11.b) Caso necessário o atleta será removido para o Hospital.

12) GERAL

12.a) A inscrição do atleta na prova implica em total entendimento deste regulamento, das regras do Triathlon da Federação Gaúcha de Triathlon, devendo qualquer duvida ser esclarecida antes da largada com o Árbitro Geral da prova;
12.b)O atleta que não cumprir com todo o processo de inscrição será desclassificado.
12.c) É obrigação do competidor conhecer o percurso;
12.d) Ao abandonar a prova o atleta deverá obrigatoriamente informar a arbitragem, não podendo mais retornar a prova;
12.e) Todos os atletas estão sujeitos as regras de competição da sua inscrição ao encerramento da prova após a premiação;
12.f) Caso o atleta julgue necessário, devera encaminhar seu protesto através do representante de sua equipe. Se não tiver deverá fazê-lo através do representante dos atletas ao árbitro geral até 30 minutos após a divulgação da classificação da prova, mediante o pagamento da taxa devida;

12.g)Caso o árbitro não tenha condições de penalizar o atleta durante a competição, esta penalização poderá ser aplicada do acréscimo de tempo ao tempo final do atleta, conforme avaliação do Árbitro Geral da Competição;
12.h) A arbitragem e a organização têm soberania absoluta para tomada de decisão antes, durante e depois da Competição;
12.i) Os casos omissos a este regulamento, serão decididos tendo como base as regras de competição da Federação Gaúcha de Triathlon.
ARBITRAGEM
ÁRBITRO GERAL PROF. CARLOS MANSKE
ÁRBITRO DE NATAÇÃO PROF. ZILTON ZANDONAI
ÁRBITRO DE CORRIDA E CICLISMO PROF. CARLOS MANSKE
ÁRBITRO DE TRANSIÇÃO PROF. JORGE GOEBEL
ÁRBITRO DE CRONOMETRAGEM SR. ALESSANDRO LIMA
ÁRBITRO DE LARGADA E CHEGADA PROF. ZILTON ZANDONAI
ÁRBITRA DE INSCRIÇÃO E COMPUTAÇÃO SR. RAFAEL BONELLI
HIDRATAÇÃO / ALIMENTAÇÃO  SRª SÔNIA - GOEBEL
JÚRI DE COMPETIÇÃO
DIRETORIA DA FGTri PROF. JACQUE HIDALGO
DELEGADO TÉCNICO DA FGTri  PROF. ZILTON ZANDONAI
ÁRBITRO GERAL PROF. CARLOS MANSKE 
REPRESENTANTE DO ORGANIZADOR DA PROVA SRª. TATIANA RITA WESSHEIMER
REPRESENTANTE DOS ATLETAS SR. MARIO MARCHESAN
       
Type mismatch