1°) CHECK-IN MATERIAL
- Será feita uma avaliação do estado da bicicleta, capacete e se a numeração está colocada no local correto;
- Todo o atleta que não comparecer, será considerado ausente (desclassificado).
2°) ÁREA DE TRANSIÇÃO
-Av. Rio Grande, junto a Rua São Leopoldo;
-O atleta após a entrada na área de transição depois do check-in, não poderá mais sair da área de Transição com seu material, sob pena de advertência com a correção da irregularidade ou desclassificação;
-O atleta deverá obrigatoriamente, colocar sua bicicleta no cavalete com sua numeração e seu material para o ciclismo e corrida junto da bicicleta sob pena de advertência com a correção da colocação do material ou desclassificação;
-Será desclassificado o atleta que dobrar, cortar ou virar o número de cabeça para baixo;
-O número da bicicleta deverá estar obrigatoriamente EM BAIXO DO BANCO NA PARTE POSTERIOR da bicicleta no sentido horizontal, sob pena de advertência com a correção da colocação do número ou desclassificação;
-Durante a competição para o atleta retirar a bicicleta do cavalete o capacete deverá estar na cabeça e já afivelado. O atleta só poderá desafivelar e tirar o capacete da cabeça após colocar a bicicleta novamente no cavalete, sob pena notificação com parada obrigatória e correção da infração, acréscimo de tempo ou desclassificação;
-O atleta deverá montar e desmontar de sua bicicleta a partir da área de monte e desmonte é proibido pedalar dentro da área de transição sob pena de notificação com parada obrigatória, acréscimo de tempo ou desclassificação.
3°) UNIFORME
- O atleta que estiver competindo com camiseta com fecho (zíper) na parte frontal do uniforme deverá permanecer com ele fechado durante toda a Competição (notificação com parada obrigatória, acréscimo de tempo ou desclassificação).
4°)1ª CORRIDA 5Km 3 VOLTA
1.700m 1 VOLTA
-A corrida será realizada pela Rua Alegrete;
-Saída por trás da transição acessando a Rua Alegre, realizando 3 voltas de 1.640m cada volta na Rua Alegrete, indo para a chegada fazendo a volta pela transição e cruzando o pórtico de chegada;
-A numeração deverá estar colocada na parte da frente da camiseta bem visível entre o peito e a altura da cintura no sentido horizontal sem, virar o número da cabeça para baixo, notificação com parada obrigatória, correção da infração ou desclassificação;
-O número fornecido pela organização não pode ser recortado ou sofrer qualquer alteração, desclassificação;
-O atleta não poderá correr descalço em nenhum momento (desclassificação);
-O atleta pode correr ou caminhar não sendo permitida outra forma de deslocamento que não seja o bipedismo não podendo engatinhar ou se arrastar. Desclassificação;
-É da responsabilidade do atleta manter-se no percurso da prova. Notificação com parada obrigatória, correção da infração, acréscimo de tempo ou desclassificação;
-A organização da prova fará o controle das voltas e não será fornecida aos atletas durante a prova.
5°) CICLISMO 19.125m 5 VOLTAS
11.475m 3 VOLTAS
- Av. Rio Grande, Av. Beira Mar entre as Rua São Leopoldo e Av. Garibaldi;
-Será permitida a utilização de qualquer tipo de bicicleta e equipamento na mesma, desde que o atleta assine o termo de responsabilidade pela utilização de seu equipamento.
-A prova do ciclismo será realizada no trajeto de 3.825m por volta, cabendo a cada atleta a responsabilidade de se manter no percurso da prova, mantendo-se sempre pelo lado interno do trajeto lado esquerdo no sentido do transito. E pela contagem das suas voltas. Desclassificação por não utilizar o percurso preestabelecido, Notificação com parada obrigatória, correção da infração, acréscimo de tempo ou desclassificação;
-É da responsabilidade do atleta o controle da contagem de suas voltas (desclassificação);
-A organização da prova fará o controle das voltas, e não será fornecida aos atletas durante a prova.
-Troca de equipamento: durante o percurso da prova, somente o equipamento que estiver com o atleta e pelo atleta, bem como problema mecânico com a bicicleta (desclassificação ajuda externa). Na transição somente o material que o atleta colocou a sua disposição. Pegar material de outro atleta (desclassificação), receber material (desclassificação ajuda externa), não é permitida a troca de bicicleta (desclassificação);
-Na categoria Mountain Bike o pneu mínimo permitido é de 1,5 polegadas.
6°) VÁCUO
- Vácuo liberado.
7°) 2ª CORRIDA 3.340m 2 VOLTA
1.700m 1 VOLTA
-A corrida será realizada pela Rua Alegrete;
-Saída por trás da transição acessando a Rua Alegre, realizando 3 voltas de 1.640m cada volta na Rua Alegrete, indo para a chegada fazendo a volta pela transição e cruzando o pórtico de chegada;
-A numeração deverá estar colocada na parte da frente da camiseta bem visível entre o peito e a altura da cintura no sentido horizontal sem, virar o número da cabeça para baixo, notificação com parada obrigatória, correção da infração ou desclassificação;
-O número fornecido pela organização não pode ser recortado ou sofrer qualquer alteração, desclassificação;
-O atleta não poderá correr descalço em nenhum momento (desclassificação);
-O atleta pode correr ou caminhar não sendo permitida outra forma de deslocamento que não seja o bipedismo não podendo engatinhar ou se arrastar. Desclassificação;
-É da responsabilidade do atleta manter-se no percurso da prova. Notificação com parada obrigatória, correção da infração, acréscimo de tempo ou desclassificação;
-A organização da prova fará o controle das voltas e não será fornecida aos atletas durante a prova.
8°) CHEGADA
-Av. Nilza Costa Godoy junto a Rua São Leopoldo;
-Na chegada o atleta deverá obrigatoriamente cruzar pelo pórtico de chegada, sobre o tapete vermelho.
ATENÇÃO: após a chegada do atleta é proibido ficar correndo no trajeto da competição, o atleta será advertido e se for o caso DESCLASSIFICADO.
9°) HIDRATAÇÃO
-Haverá um posto de água na saída da natação e um por volta na corrida;
-Na chegada será fornecido aos atletas um buffet de frutas com hidratação junto a chegada.
10°) RETIRADA DO MATERIAL DA ÁREA DE TRANSIÇÃO
-Somente será permitida a retirada do material da área de transição após o último atleta ter finalizado a prova e com a devida autorização do árbitro mediante a apresentação de sua numeração. A não passagem pelo controle de retirada pelo atleta acarretará sua desclassificação por desistência da prova.
-Após 40 minutos da autorização da retirada do material da Área de Transição, todo material que não tiver sido retirado será recolhido pelo árbitro de transição e será cobrada taxa de transporte e armazenagem do material.
11°) EMERGÊNCIAS MÉDICAS
-Estará de prontidão o Hospital de Imbé, para receber os atletas se for o caso.
12°) PREMIAÇÃO
- Para receber a premiação no pódio o atleta deverá estar fardado e com trajes adequados à ocasião.
13°) GERAL
- A inscrição do atleta na prova implica em total entendimento deste regulamento, das regras do Triathlon da Federação Gaúcha de Triathlon, devendo qualquer dúvida ser esclarecida antes da largada com o árbitro geral;
- O atleta que não cumprir com todo o processo de inscrição será desclassificado;
- Todos os atletas estão sujeitos às regras de competição da sua inscrição ao encerramento da prova, após a premiação;
- Caso o árbitro não tenha condições de penalizar o atleta durante a competição, esta penalização poderá ser aplicada do acréscimo de tempo ao tempo final do atleta, conforme avaliação do Árbitro Geral da Competição;
- Caso o atleta julgue necessário deverá encaminhar seu protesto através do representante da sua Equipe. Se não tiver deverá fazê-lo através do representante dos atletas ao árbitro geral até 30 minutos após a divulgação da classificação da prova, mediante o pagamento da taxa devida;
- A arbitragem e a organização têm soberania absoluta para tomada de decisão antes, durante e depois da prova;
- Os casos omissos a este regulamento, serão decididos tendo como base às regras de competição da Federação Gaúcha de Triathlon para 2019.
ARBITRAGEM
ÁRBITRO GERAL PROF. JORGE GOEBEL
ÁRBITRO DE TRANSIÇÃO PROF. RODRIGO LOPES
ÁRBITRO DE CICLISMO E CORRIDA PROF. JORGE GOEBEL
ÁRBITRO DE LARGADA E CHEGADA PROF.
HIDRATAÇÃO / ALIMENTAÇÃO
JÚRI DE COMPETIÇÃO
DIRETORIA DA FGTri
DELEGADO TÉCNICO DA FGTri PROF. RODRIGO LOPES
ÁRBITRO GERAL PROF. JORGE GOEBEL
REPRESENTANTE DO ORGANIZADOR DA PROVA PROF. JADERSON PIRES DOS SANTOS
REPRESENTANTE DOS ATLETAS PROF.